top of page

Manchas porque elas aparecem?

Simplesmente um dia você acordou e ela estava lá, ou pior, você foi só dar aquela cutucadinha e... acabou que manchou! E agora ?



Primeiramente devemos considerar a origem da sua mancha para podermos trata-lá de forma adequada. Se a sua mancha é assimétrica, possui bordas irregulares e muda de cor procure um médico dermatologista o quanto antes.

  • Mancha assimética , com bordas irregulares e coloração escura

Mas se esse não for o seu caso agende um horário com a sua esteticista (espero que seja eu!) com certeza ela poderá ajudar.


As manchas podem ser de diferentes tipos, formatos e colorações. Cada uma deve ser tratada de forma individual, considerando a causa do aparecimento. Mas não se preocupe, algumas delas podem ser tratadas em casa.


Mas o que é exatamente uma mancha?


Na maioria dos casos a mancha é uma hiperpigmentação após um processo inflamatório como acne, exposição ao sol, queimadura, machucado ou até mesmo algum procedimento estético. Peles com maior concentração de melanina como a pele morena ou negra possuem maior probabilidade de obter uma mancha.


Quais são os tipos de manchas?


Existem diversos tipos, sendo as mais comuns;

  • Melanose Solar: Surgem pelo excesso de exposição solar.

  • Efélides (sardas): São genéticas ( e lindas na minha opinião).

  • Hiperpigmentação Pós-inflamatória: Surgem pós-processo inflamatório (acne ou machucado).

  • Melasmas: Ocorrem por causas hormonais, exposição ao sol ou neve.

  • Cloasma: aparecem na gravidez e somem logo após o período gestacional.


Esfoliação tira mancha?


Se a mancha for superficial, como um arranhado leve, a esfoliação uma vez na semana ajuda sim, porém sozinha não faz milagre. Na maioria dos casos as manchas estão localizadas em camadas muito profundas da pele, aonde somente um esfoliante não conseguirá alcançar.


Mancha tem cura?


Não quero decepcionar você, mas a verdade precisa ser dita: Mancha NÃO tem cura mas sim CONTROLE! Principalmente quando falamos de Melasma e Melanose Solar.

Mas tenho uma notícia boa: se a sua mancha for um Cloasma, use sempre filtro solar pois após o processo hormonal da gestação se estabilizar, elas iram desaparecer, desde que você não tenha se exposto ao sol sem proteção. Se você fez isso e a mancha permaneceu, infelizmente de um Cloasma sua mancha se transformou em um Melasma e vai estar presente pra sempre na sua vida. Bem vinda ao clube!


Como tratar e controlar uma mancha?


Existem diversos tipos de tratamento para manchas; os mais comuns são Peeling Químico, Microagulhamento e Luz Pulsada. Após algumas sessões a mancha estará suavizada e em alguns casos vai dar a sensação que sumiu, nesse momento entramos com a ação de controle com produtos home care para que elas não voltem a aparecer.

  • Resultado de Peeling Químico 5 Sessões + Uso de Home Care Nano Retinol


A importância do Home Care no controle da sua amada mancha.


O Home Care tem fundamental importância no controle da mancha. Existem diversas tecnologias no mercado, os Nanoencapsulados são os meus preferidos, pois possuem maior poder de ação e resultado. E o melhor, você pode usar enquanto dorme, uma praticidade muito apreciada nos dias de hoje aonde não temos tempo nem paciência para fazer tratamentos muito longos ou que demandem muito tempo. Mas lembre-se de lavar bem o rosto pela manhã e passar filtro solar.


Para descobrir qual o melhor tratamento ou home care indicado para o seu caso, consulte sempre seu esteticista ou dermatologista, não use o produto da amiga ou da vizinha , pois você pode acabar agravando o quadro.


Lembre-se as manchas são recidivas, portanto use sempre filtro solar e os produtos indicados pela esteticista. E liberte-se !


Grande beijo e até o próximo post.


Paula Carbone

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page